Descrição enviada pela equipe de projeto. Com o desenvolvimento econômico do distrito de Bao'an e o rápido crescimento da população, o único hospital maternidade e creche no distrito estavam cada vez mais sobrecarregados. Em 2009, o governo decidiu planejar uma nova maternidade e creche para aliviar a demanda por saúde da região. Portanto, o recém-construído Hospital de Cuidados de Saúde Infantil e Maternidade do Distrito de Baoan foi designado para cuidar das necessidades médicas e cuidados de saúde materno-infantil das 5,8 milhões de pessoas da região.
O projeto está localizado no centro de Baoan, no núcleo da baía, cercado por empreendimentos comerciais e residenciais de alta densidade. Projetar edifícios hospitalares complexos, e ainda, seguir os requisitos do ambiente urbano de alta densidade do entorno, é um desafio.
O CAPOL foi responsável pelo trabalho geral de contratação do projeto arquitetônico, desde o estudo preliminar até os desenhos de construção, adotando o conceito da "estrutura triangular compacta". Com o departamento de tecnologia médica como o núcleo do projeto, o departamento de ambulatório foi organizado na via urbana principal com mais pessoas, e o departamento de internamento fica longe das principais vias urbanas e das fontes de ruído. As consultas médicas rápidas dos primeiros socorros e o sistema de registro hierárquico formado pelo layout triangular criam uma experiência médica eficiente.
O projeto introduz uma série de sistemas descentralizados de paisagem, como a área verde do pátio e da praça de entrada no edifício. Ao mesmo tempo, o sistema do pátio é espalhado paralelo ao eixo do tráfego do hospital, e as repetições nos pavimentos, são adotadas para maximizar o aproveitamento do espaço de espera em cada pavimento. A luz solar e as áreas verdes encurtam a distância entre os pacientes e a natureza, aumentam a riqueza de experiência espacial, e formam um espaço arquitetônico calmo e ao bem-estar.
Não satisfeito com um espaço funcional fixo, o edifício implementa ainda mais atualizações oportunas de métodos de tratamento e ambiente de tratamento de acordo com os requisitos de uso e interações técnicas durante a fase de operação. Devido à introdução da tecnologia de sala de espera inteligente, um grande número de salas de espera foram transformadas em espaços de exposições culturais, espaços de comunicação e parques infantis. A transformação das funções não só torna os procedimentos de tratamento mais eficientes, mas também traz mais entretenimento e espaço de recreação para médicos e pacientes. Ao mesmo tempo, a interface inteligente e o espaço de tráfego eficiente reservado no projeto arquitetônico também fornecem uma boa plataforma para a introdução de tecnologia inteligente e até robótica.
No terreno compacto do centro urbano, o Hospital de Maternidade e Saúde Infantil do Distrito de Shenzhen Baoan não só oferece aos usuários uma experiência agradável, mas também mantém a vitalidade e a flexibilidade do crescimento do edifício, fornecendo espaços médicos sustentáveis, verdes e inteligentes.